Agradecemos sua visita. Volte sempre! ! !

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Apresentaçao de danças

Em cumprimento à obrigatoriedade em se cantar o Hino Nacional (hora cívica) uma vez por semana, ocasião em que muitos trabalhos podem ser mostrados para toda a escola, hoje, dia 31 de agosto, tivemos a belíssima apresentaçao de alunos em danças variadas. 
Como projeto social no bairro Jardim, a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Marli Claudinéia da Silva, trabalha com alunos de várias idades a arte da dança. Com grande destreza, eles apresentaram  rítmos contaginates, como por exemplo: hip hop.
A platéia foi ao delírio! Parabéns!  
Professor Araceli e aluna Marli.




FIT - Formaçao Inicial para o Trabalho - Prof. Araceli


Entre os projetos estruturadores do Governo do Estado de Minas Gerais, a escola "Dr. Antonio", possui também o FIT (Formação Inicial para o Trabalho). O FIT é um projeto que proporciona aos alunos um contato direto com a informática. No mundo globalizado em que vivemos, ter conhecimentos a mais pode ser o diferencial na vida profissional dos alunos, haja vista que os cursos oferecidos constam no histórico escolar dos mesmos.
Ao todo, são 07 professores que ministram os cursos de informática em nossa escola, sendo oferecidos 04 programas diferentes. O projeto atende a todos os alunos do ensino médio e os da terminalidade do fundamental (9º ano), turmas estas sempre ministradas pelo professor José de Araceli Alves, responsável pelo repasse do curso de Ilustração Digital no Programa Linux. 

Sala de informática.


sábado, 27 de agosto de 2011

Estatística do blog entre 05/2009 a 08/2011.

Com muita satisfação tornamos público a estatística do nosso blog. Com o objetivo de tornar as ações de nossa escola mais acessíveis ao público externo e realçar ainda mais a qualidade do trabalho de nossos alunos e servidores, decidimos montar esse blog. Era uma aposta sem muito otimismo. Hoje, com quase 17.000 acessos, podemos afirmar que é um sucesso! Continuem divulgando, acessando, opinando, deixando seu comentário. Este espaço é de todos. 

Clique na imagem para ampliá-la.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dia dos estudantes 2011


Ainda em comemoração ao dia dos estudantes, a escola "Dr. Antonio" realizou no dia 17 de agosto uma série de apresentações. Entre elas, destacamos a homenagem feita aos alunos que participaram do projeto peas 2010; orgulhosamente, foram apresentadas as medalhas e troféus de nossas campeãs no vôlei módulo I. Houve também uma apresentação de nossos alunos sob o comando do maestro, o servidor Eduardo Reis, rep´resentando o Bloco Canarvalesco Unidos da Biquinha, que animou a galera com ritmização ao estilo samba e marcha.
Alunos do Peas 2010.

3ª colocadas no volei em Minas Gerais - JEMG

Alunos e integrantes da Bloco Unidos da Biquinha

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

23 dicas para seu filho se dar bem na escola

FAMÍLIA


23 dicas para seu filho se dar bem na escola.
Quanto mais os pais participam da vida escolar, mais os jovens aprendem.

Texto Equipe Educar Foto: Dreamsntime
O papel dos pais é fundamental no desenvolvimento dos filhos

O apoio dos pais e a manutenção de um bom ambiente familiar como extensão da escola são fatores indispensáveis para o desenvolvimento educacional das crianças. A família pode colaborar de várias maneiras: participando das reuniões da escola e verificando o caderno do estudante diariamente; conversando sobre o cotidiano da escola - o que foi ensinado naquele dia; que tipo de trabalhos foram feitos com os colegas - e impedindo que a criança falte às aulas.

Para Priscila Cruz, diretora-executiva do Movimento Todos pela Educalção, ações simples dos familiares na realidade educacional dos filhos podem fazer toda diferença. Ela indica o incentivo à comunicação por bilhetes em casa e que as crianças sejam motivadas a ler para os seus pais. "Não se pode entrar na lógica de como ajudar os filhos apenas nos estudos durante o período de provas. É preciso dizer como o pai pode ajudar na melhoria da alfabetização", diz. Vale lembrar que família pode -e deve-, sim, contribuir com as questões escolares, mas cabe à instituição de ensino a sistematização do conhecimento.

Veja a seguir como colaborar para que o seu filho se dê bem na escola a partir de dicas simples e práticas, baseadas em pesquisas e na experiência dos melhores profissionais da área no Brasil e no mundo.

1. Ajude na melhoria do rendimento escolar

Pesquisas mostram que quando os pais acompanham e se envolvem com os estudos dos filhos as notas dos estudantes aumentam significativamente

2. Pergunte o que ele aprendeu

É muito importante perguntar o que ele aprendeu nas aulas e mostrar que você está interessado na vida escolar do seu filho. Se puder, peça que ele lhe ensine algo novo - isso vai ajudá-lo a fixar o conteúdo.

3. Não o deixe faltar às aulas

Assistir às aulas todos os dias, do começo ao fim, é importante para entender as matérias e não perder o fio da meada. Não o deixe faltar sem necessidade! Nem mesmo chegar atrasado.

4. Estimule-o a estudar

Filhos estimulados pelos pais a fazer os deveres têm um desempenho melhor. Atenção: estimular não é fazer a lição por ele, mas ajudá-lo a descobrir as respostas por conta própria.

5. Combine um horário de estudo

Combine um horário para os estudos e separe um lugar da casa para isso. Se usar a mesa de refeições, por exemplo, tire o que puder atrapalhar. Ah, não se esqueça de desligar a TV, para que ele se concentre nos deveres.

6. Mostre que estudar é um prazer

Estudar é a única obrigação do seu filho, certo? Mas, e se, além disso, fosse um prazer? Não seria melhor? Compartilhe esse momento. Acompanhe-o, ajude-o a chegar ás conclusões sozinho e mostre interesse, mesmo se não souber a resposta certa.

7. Seja paciente

Errar, já diz o ditado, é humano. E faz parte da aprendizagem. Se você tiver certeza de que o seu filho está errando, peça para ele ler novamente as respostas dos exercícios que tem dificuldade. Nunca, nunca, o chame de burro, de lento, de lerdinho. Cada pessoa tem um tempo para aprender - respeite isso.

8. Confira os cadernos

Olhe os cadernos e as apostilas dele e mostre interesse pelos trabalhos. Ao perceber que ele se dedicou, dê valor. Afinal, este é o trabalho dele nesta fase da vida.

9. Pergunte nas reuniões

Nas reuniões de pais e mestres, pergunte qual conteúdo será desenvolvido em cada matéria. A escola precisa ter um plano curricular, e você e outros pais devem cobrar isso.

10. Converso sobre as notas

Se ele estiver com nota baixa, converse com o professor e veja como você pode ajudar. Quanto antes ele começar o reforço escolar, melhor.

11. Garanta o acesso aos livros

Pesquisas mostram que quanto antes as crianças tiverem a cesso aos livros, melhor será o desempenho delas na escola, pois a leitura é base para todas as matérias. Atenção: não obrigue seu filho a ler. Estimule-o. A leitura tem de ser um momento de lazer e de prazer.

12. Ler sempre

Leia sempre - é bom para você excelente para o seu filho, que seguirá o seu exemplo naturalmente. Converse com ele sobre o livro, a revista ou o jornal que estiver lendo. Deixe seus livros ao alcance das mãos dele. Livro é para ser lido., não é para enfeitar prateleira.

13. Abuse das bibliotecas

Faça uma ficha para o seu filho na biblioteca mais próxima da sua casa. A maioria dos municípios do Brasil tem bibliotecas públicas e a inscrição é gratuita. Aproveite.

14. Brinque com o seu filho

Muitas brincadeiras são verdadeiros estímulos. Principalmente aquelas que incentivam a leitura, a escrita ou os cálculos. Exemplos de brincadeiras legais: forca; caça-palavras; palavras cruzadas.

15. Seja coerente

Seja coerente: suas atitudes refletem o que você pensa. Mostre que estudar é importante e ler, divertido. Estude e leia Ana frente do seu filho.

16. Use dicionário

É importante buscar o significado correto das palavras para aumentar o vocabulário e a capacidade de expressão. Também é bom saber usara a grafia certa. Incentive o seu filho a não abreviar no computador.

17. Escreva sempre

Escreva sempre que puder - bilhetes, cartas, e-mails, listas de compras... Pais que utilizam a escrita em casa ajudam na alfabetização dos filhos. Além disso, quem escreve melhor fala melhor!

18. Acompanhe o Ideb

Toda escola pública do país tem uma nota de 0 a 10: o Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Você encontra a nota da escola do seu filho no educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola e checa se o colégio tem uma Educação de qualidade.

19. Conheça os professores

É importante conhecer os professores do seu filho e se familiarizar com o ambiente que ele freqüenta todos os dias.

20. Valorize o professor

Apóie o trabalho dos professores e mostre que você admira a profissão. Afinal, eles serão os grandes responsáveis pela Educação de seu filho. Pergunte a eles o que será ensinado e como você pode ajudar.

21. Converse com o professor

Converse com o professor do seu filho sempre que possível. Se não concordar com a opinião do professor, fale com ele a sós, e nunca na frente do seu filho. Ensine, sempre, o seu filho a ouvir o professor e respeitá-lo.

22. Engaje-se na escola

Entre para a associação de pais. Não tenha vergonha de apresentar o seu ponto de vista à diretoria e aos professores da escola. Critique, elogie, faça sugestões sempre.

23. Vá às reuniões escolares

É nas reuniões que você conhece a escola a fundo, acompanha o aprendizado, esclarece dúvidas gerais, vê seu filho sob outros pontos de vista... Se não puder ir, chame alguém da família para ir no seu lugar.
 

OBMEP - 2011 - Fotos

Dia 17 de agosto, todas as escolas públicas do nosso país, pararam para a realização da 7ª edição das Olimpíadas de Matemática (OBMEP) 2011. Nossa escola, com tradição em menções honrosas, e uma medalha de bronze em 2009, como não poderia ser difernte, teve participação total dos alunos também este ano. Certamente, teremos bons resultados diante de mais esse desafio.
6º ano A

7º ano A

7º ano B

8º ano A
2º ano A - Médio 

1º ano A - Médio
9º ano A


2º ano B - Médio

3º ano A - Médio

Contaçao de História - GDP 2011

No dia dedicado a comemoração do dia dos estudantes, a escola trouxe a Piedade do Rio Grande, a dupla belo horizontina e contadora de história,  Aline Cantia e Chicó do Céu. O evento aconteceu no Porace Clube em dois momentos: primeiro para alunos do ensino fundamental e logo em seguida para os do médio.
O termómetro da satisfação dos alunos, entre outros, eram os olhos esbugalhados atentos a voz, canção e entoação dos contadores. Parecia que eles próprios eram os personagens das histórias contadas. Tudo em uma bela viagem ao mundo do faz de conta.

Alunos do Ensino Fundamental.
Alunos do ensino Médio.
Alunos do 5º ano da Hildebrando Teixeira, marcaram presença.

sábado, 20 de agosto de 2011

JEMG - Fase Estadual


Depois de terem vencido as etapas: Micro-regional em Andrelândia (fase que disputam as escolas da jurisdição de Barbacena); vencido a etapa regional (campeões da SREs dos Campos das Vertentes e Sul de Minas), nossas meninas classificaram para a fase estadual, onde as oito melhores equipes de Minas se encontram. Em nossa chave, vencemos Belo Horizonte e Gramberi (Juiz de Fora) e perdemos para São Francisco, mas classificamos em primeiro nos sets de desempate. Caímos na semi-final por detalhes, mas a consagração veio com a conquista do terceiro lugar. Mas com todo sabor de ouro. Valeu meninas!!!
É só alegria!


Terceira melhor equipe do JEMG, entre as mais de 3.700 escolas de Minas Gerais

sábado, 13 de agosto de 2011

Ana Maria Machado - escritora

Com surpresa e enorme satisfação, a biblioteca "Dr. Antônio" recebeu mais de 50 livros de literatura infantil, enviados pela autora Ana Maria Machado, sexta ocupante da cadeira número um (1) da Academia Brasileira de Letras, cujo patrono é o poeta Adelino Fontoura. A indicação de nossa escola foi feita por nosso ilustre cidadão piedense, José Murilo de Carvalho, também membro da referia Academia. 


Ana Maria Machado (Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 1941) é uma jornalista, professora, pintora e escritora brasileira.
Formada em Letras pela Universidade do Brasil, Ana Maria Machado lecionou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Como jornalista, trabalhou por mais de dez anos na Rádio Jornal do Brasil. Foi uma das fundadoras, em 1980, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro), que existe até hoje. Nessa década ela publicou mais de quarenta livros, e em 1981 recebeu o Prêmio Casa de Las Américas com o livro De Olho nas penas.
O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil. No mesmo ano foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural. Foi ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 1978.
Em 19 de julho de 2011 em entrevista no Programa do Jô declarou que já vendeu, em todas traduções, algo em torno de 19 milhões de exemplares de suas publicações

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aline Cântia e Chicó do Céu - Biblioteca

Aline Cândia e Chicó do Céu
Espetáculo de narração de histórias comemora a revitalização de biblioteca estadual em Piedade do Rio Grande.
Os gestores da Biblioteca Padre Antônio Mendes, em Piedade do Rio Grande, estão empenhados em incentivar a leitura e as visitas às suas estantes. Para tanto, o espaço foi revitalizado e está, mais do que nunca, com as portas abertas para a comunidade. Como parte das atividades que movimentarão a biblioteca, a cidade de pouco mais de 4.700 habitantes, localizada no Campo das Vertentes, recebe a dupla de narradores de histórias contadas e cantadas, Aline Cântia e Chicó do Céu, de Belo Horizonte. Os dois se apresentam no próximo dia 11 de agosto. Serão duas apresentações pela manhã. À tarde, haverá uma oficina de mediação de leitura e contação de histórias destinada a professores.

Com mais de 2.000 títulos, entre livros, revistas e outras publicações, a biblioteca está localizada no centro da cidade, dentro da Escola Estadual Dr. Antônio Batista do Nascimento. A valorização da literatura, desse universo mágico e rico que a imaginação pode criar, une a proposta de revitalizar a biblioteca ao trabalho dos dois artistas. Aline, observadora atenta de histórias escritas e orais, dá vida às palavras em enredos que ganham forma pela sua sensibilidade desdobrada em falas, gestos e silêncios. A narrativa é pontuada pela presença do violão e da cantoria delicada do músico Chicó do Céu. Literatura e música, fala e canto estão misturados em um diálogo íntimo que resulta em momentos de imersão junto ao público. Somos convidados a silenciar os muitos ruídos que invadem nossa vida diária e a nos entregar, como em uma ancestral roda de causos.
Além da pesquisa e da narração de histórias, a dupla realiza também atividades educacionais, como oficinas de contação de histórias, musicalização e sensibilização voltadas a educadores, formadores e demais interessados Neste ano, Aline e Chicó receberam o prêmio “Bolsa de Circulação Literária”, concedido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). Com o projeto premiado, “Da Estante pro Instante, e vice-versa”, eles levaram oficinas e apresentações artísticas a municípios de Minas, São Paulo e Goiás.
Serviço:

Aline Cântia e Chico do Céu na Biblioteca Padre Antônio Mendes

Dia 11 de agosto

Horários das apresentações: 8h30 e 10h30

Local: Rua Sebastião Carvalho Teixeira, 38, centro – dentro da Escola Estadual Dr Antônio Batista do Nascimento

Piedade do Rio Grande (distância de Belo Horizonte: 253 km)

Mais informações: (31) 3785-5518